domingo, 11 de dezembro de 2011

Estímulo Positivo, Estímulo Negativo, Indiferença e balança Razão x Sentimento

Sabe uma coisa que me deixa muito triste e chateado (não irritado, mas pra baixo)? A indiferença, ou a aparente indiferença...



Sim. Talvez isso seja um mal de quem acaba se importando muito com as pessoas, que gosta de cultivar as amizades, que gosta de se dedicar às pessoas queridas. Talvez isso seja um mal meu.

Eu, particularmente, me dedico muito as amizades e as pessoas que acredito que posso ter um bom relacionamento (não necessariamente amoroso). Dou importância, ligo para saber como está, me preocupo se a pessoa está bem, dou sinal de vida e procuro por sinais de vida das pessoas... Inclusive, quando fazem algum mal a essas pessoas, acabo sentindo uma chateação diferente. Não seria como se tivessem feito o mal a mim, embora muitas vezes me sinta assim, mas é uma chateação diferente.

Parte meu coração ver uma pessoa que gosto chorando por algum tipo de dor (física ou psicológica). Fico preocupado quando vejo que a pessoa está ficando esgotada e com possibilidade de ficar doente. Fico puto da vida quando vejo alguma injustiça ou perseguição, principalmente com pessoas que gosto e considero.

Por tudo isso, talvez, eu fique mais sensibilizado... Não é minha intenção fazer cobranças, afinal eu não posso exigir que as pessoas façam comigo o que eu faço com elas. Mas seria mentira de minha parte se eu dissesse que faço as coisas e não ligo para um retorno. Não precisa ser um retorno na mesma moeda, mas tem que ter alguma coisa positiva. Todo mundo é assim. Isso se chama "estímulo positivo" e todo animal necessita disso. Da mesma forma que o estímulo negativo repele as ações e faz com que você evite realizar determinadas coisas, o estímulo positivo te dar mais ânimo de continuar realizando as ações.

Sem dúvidas, a indiferença é um estímulo muito negativo para mim. Isso faz com que eu tenha uma certa resistência. Talvez receio. Talvez trauma. Não sei. Mas eu sou sensível à indiferença, mesmo que a aparente indiferença. O pior de tudo é que eu eu ainda insisto...

Se a pessoa "aparentemente" está sendo indiferente a determinadas situações, eu procuro saber o porque. Juro que tento entender. Juro que tenho uma tolerância. Juro que tento trabalhar ao máximo isso. Juro, inclusive, que tento pensar em todas as possibilidades possíveis para evitar achar que é indiferença. Mas, da mesma forma, acabo "necessitando" de alguma justificativa plausível. Que muitas vezes não vem, ou eu não julgo plausível.

O pior de tudo é se essa indiferença for realmente aparente e eu não tiver um retorno. Muita coisa acaba indo por terra. Já perdi grandes oportunidade de relacionamento (não necessariamente amorosos) por causa dessa indiferença aparente. Não chegou até a mim uma justificativa plausível (ou convincente) e o relacionamento acabou enfraquecendo... E muitos deles rompendo. Voltando a frisar, não necessariamente relacionamentos amorosos.

Para exemplificar... Lembra do texto "Gostosas Sensações" que escrevi algum tempo atrás? Está bem associado a ele...

De um tempo pra cá, comecei a me abrir mais... Me entregar mais... E talvez seja isso que tenha me tornado mais sensível... Talvez por isso que eu fique aguardando algum "estímulo positivo" e este quando não acontece acabo levando para o outro lado, pro lado do "estímulo negativo".

Essa semana foi distante. Muito distante... Poucos contatos e muito trabalho. De ambas as partes, acredito... Eu consigo controlar um pouco meu tempo e sempre gosto de reservar algum momento para dar lembrança e mostrar que me importo. Sempre tento, mesmo que acabe me atrasando em algumas coisas e depois tenha que correr atrás. Fazendo isso, não desejo que façam o mesmo por mim. Não. Tenho ciência que cada um controla seu tempo e tem certas prioridades em sua vida.... Mas estou errado em procurar algum estímulo positivo?

Prioridades? Não dar prioridade é ser indiferente? Bom... Não necessariamente, pensando agora... Você pode se importar muito com algo (ou alguém), mas esse algo pode não estar em sua prioridade. Contudo, com toda certeza, dar prioridade é NÃO tratar esse algo com indiferença. Dar prioridade indica que esse algo é bastante relevante para você e, consequentemente, você dá muita importância.

Mas e quando isso não é recíproco? É justo achar que o não ser recíproco é um estímulo negativo?

Os sentimentos são muito complexos! Nossa! Pior que os sentimentos não estão associados à razão. Sentimento e Razão são dois pratos de uma balança e devem ficar equilibrados... Mas como equilibrá-los? A razão é neutra, serve apenas para neutralizar as sensações. Já o sentimento é algo positivo ou negativo. O sentimento dói ou dar prazer. A dor, todos querem neutralizar, o prazer todos querem potencializar.

Dessa forma, como é que entra a razão nessa história toda?

Na pratica, a razão acaba tentando neutralizar a dor e potencializar o prazer. Só que o processo de neutralizar a dor é prazeroso assim como o processo de neutralizar o prazer é doloroso. Por isso que os seres tendem a querer sempre potencializar o prazer. Mas, o pior não é isso... O pior é que essas sensações de prazer e dor são diretamente proporcionais aos seus inversos.

Explico:

- Se você está tendo muito prazer, o processo de redução desse prazer dói muito mais do que se você estivesse com uma "taxa menor de prazer". Da mesma forma, se você está sentindo muita dor, o processo de redução da mesma é muito mais prazeroso do que se você estivesse sentindo uma "taxa menor de dor".

Já ouviu alguém dizer que ficou se apertando para fazer xixi pois o prazer que sente ao fazer compensa a dor de ficar prendendo? E andar com um sapato apertado para no final do dia tirá-lo e coloca-lo num recipiente com água quente?

É mais ou menos por aí...

Então, onde entra a indiferença, para mim, nessa história toda?

Bom... Como houveram as "Gostosas Sensações", eu estava começando a ter um momento de prazer cada vez maior. Sinto prazer em fazer o que fiz. Sinto prazer em fazer o bem. Sinto prazer em mostrar que me importo e assim fazer a pessoa se sentir bem. Só que, sem o estímulo positivo e, consequentemente, vindo o estímulo negativo, acabo sentindo dor pois a "taxa de prazer" está diminuindo. E essa dor vem no formato de chateação e essa chateação tem efeitos diversos nos outros. Efeitos esses que normalmente são estímulos negativos para o outro o que faz com que tudo desande em efeito bola de neve.

Complicado. Acho que de tudo na natureza, que sempre está procura o estado de equilíbrio, a única coisa que é difícil de equilibrar é essa balança "Razão x Sentimento". É... Talvez seja porque a Razão procure o seu estado de equilíbrio e o Sentimento também procure o seu estado de equilíbrio. Um sem "pensar" no outro. O problema é que o sentimento, normalmente, é muito mais pesado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário