terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Dor da Perda




Hoje eu poderia falar sobre um monte de coisa. Poderia falar das chateações, do quanto fiquei irritado com umas questões um tanto pessoais. Na verdade, eu estava disposto a escrever sobre isso, para ver se me desprendo um pouco e se encontro alguma outra forma de lidar com esse sentimento tão negativo que se denomina "RAIVA".

Mas deixarei para outra oportunidade, que espero não ter...

Hoje resolvi falar um pouco sobre a DOR DA PERDA. Uma dor que corrói bastante e que muitas vezes não sabemos como lidar.

Nossa! Mudou da água pro vinho! De um sentimento tão explosivo para um tão introspectivo... Você pode estar pensando...

Mas, o que me fez mudar isso?

Bom... Tenho uma amiga. Sim... AMIGA. E, mesmo que ela não me considere de tal forma, como a considero, para mim é uma amiga, pois nunca provou o contrário. Uma amiga que tenho um carinho muito grande. Uma identificação gigantesca, mas não me pergunte o motivo pois eu não sei. A conheci no carnaval desse ano, aqui, na internet mesmo. Numa "folia online" em torno do Twitter assistindo ao Asa de Águia ao vivo no Carnaval 2011.

Tudo começou como uma brincadeira, mas o papo foi ficando cada vez mais próximo a papo de "irmão mais velho com irmã mais nova". Sim... Ela é quase 10 anos mais nova que eu... Problema nisso? DE FORMA ALGUMA! Mas estou dizendo para não pensarem maldade...

Enfim, não convém falar sobre o que conversávamos, até porque é algo muito pessoal (dela). O que importa, para esse texto, é que ela se tornou uma pessoa importante para mim. Mesmo a gente brigando diversas vezes e eu puxando as orelhas dela mais que puxo da minha própria irmã de sangue.

Nem comecei a escrever sobre o motivo, nem muito menos as reflexões, e já tem palavras a rodo... Enfim... Não irei "enrolar"mais...

"A Dor Da Perda".

Hoje, quando cheguei em casa, essa pessoa veio me dizer que aconteceu um acidente com ela. Eu, como sempre brinquei, perguntei na lata: "Está grávida? :O"

Brincadeira fora de hora... O papo era sério... Ela sofreu de fato um acidente em que ela sobreviveu por muito pouco!! Pense num frio na espinha que senti!! Pense que a minha adrenalina subiu para outro patamar rompendo a barreira da chateação que passei o dia inteiro. "Engraçado" é que na madrugada anterior eu tinha mandado uma mensagem para ela falando exatamente do quanto gostava dela e o quanto era querida. Se não fosse depois da hora do acidente, eu iria sim ficar muito cismado... rs

Essa "revelação" me fez pensar na vida. E, impossível não pensar nas perdas que ela (a vida) nos proporciona. Perder uma pessoa é muito ruim. Só quem já perdeu pode, de fato, saber um pouquinho do que é esse sentimento. Pior que, quanto mais próximo e maior o gosto que temos pela pessoa, maior é essa dor.

Perdemos pessoas do decorrer da nossa trajetória aqui na Terra. Perdemos pessoas que perderam a vida. Perdemos pessoas que ainda estão com vida. Perder pessoas que estão com vida dói, mas a dor é confortada quando pensamos que há uma possibilidade, mesmo que mínima, de saber como essa pessoa está, se está bem e, quem sabe, de estar junto novamente. "Amigos vivos" a gente perde, muitas vezes por besteiras tão besta... Há outros sentimentos também envolvidos como decepção, mágoa, dentre diversos outros que nos faz aliviar, e até esquecer, dessa dor da perda.

Mas... E a dor da perda de uma pessoa que perdeu a vida? Como fazer? A gente no máximo aceita, mas nunca esquece. A gente se conforta com o tempo, inventamos desculpas como:

"Melhor assim. Sofreu menos"; "Agora ele(a) está num lugar melhor"; "Ele(a) estará sempre dentro dos nosso corações"; "Ele(a) estará sempre conosco, nos observando"; dentre diversas outras desculpas confortantes.

A dor da perda é foda! E para essa não adianta "ligar o foda-se". Impossível! Ainda mais quando se trata de uma pessoa que sempre fez parte de sua vida, como um pai, por exemplo.


Eu mesmo perdi meu pai vai fazer 5 anos e o vazio permanece. Muita coisa me lembra ele, afinal: "Quando cheguei ao mundo, ele já estava aqui. Cresci, ele sempre comigo. Não sabia como era o mundo sem sua presença". Até alguns hábitos (uns positivos e outros negativos) que ele tinha eu adquiri...

É uma dor da perda difícil de superar. A mais difícil que já tive...

Hoje em dia estou superado? Bom... Apesar de falar sobre o assunto "de boa", conversar a respeito, lembrar com saudade e não com tristeza, lembrar dos momentos bons, ter minha crença no espiritismo (o que conforta DEMAIS), dentre diversos outros pontos, acredito que isso não está superado. Afinal estou escrevendo sobre isso, né? Acredito que nunca será superado.

A dor não se compara... Nem de longe... Mas a dor da perda de amigos não é menos importante. É apenas diferente. Perdi amigos próximos por besteiras realizadas por eles. Acidente de carro por dirigir alcoolizado? Nossa! Esse é o principal motivo... Mas, será que essa dor da perda é superável? Sendo um amigo, digo que não... Até amigos que perdi a 10 anos estão em minha memória ainda. A maioria, nem tenho mais contato com os familiares (acho que todos, na verdade).

Ai eu pergunto:

"Como superar a dor da perda? Será que é possível?"

Pegando o significado da palavra "Superar", posso dizer que sim. Pegar o sentido que sempre levamos para a palavra, digo que não.

Superar:

v.t. Passar por cima; passar além; ser ou ficar superior; sobrelevar-se: superar a expectativa.
Vencer, subjugar, dominar, dobrar: superar a resistência do adversário.
Fazer desaparecer, remover, resolver: superar todas as dificuldades.

Se levarmos em consideração os significados em negrito, digo que é possível sim superar a dor da perda.

Se levarmos em consideração os significados em sublinhado-itálico, digo que é impossível superar a dor da perda. Até porque, a pessoa que morreu, não terá mais o que fazer para que ela possa deixar de ser significante para você. E digo... Se deixou de ser significante, você pode considerar uma perda, não?

Mas... Enfim... O que tenho a dizer é para você curtir ao máximo as pessoas que você tem como queridas. A dor pode não passar, mas você terá muitas lembranças positivas para maquiar a dor da perda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário